C30. Filosofia


Aula 06 – Quem foi Immanuel Kant (Parte 1)
Autor: Fabio Goulart
                Já estava tudo pronto mais uma aula sobre autonomia, quando o Pedrinho do jeito besta dele interrompeu o professor pra perguntar:
- Professor, a gente já sabe o que é autonomia e tal, é tudo bom mesmo, mas nós queremos saber mais sobre esse Immanuel Kant. O que ele fazia, do que se alimentava... Essas coisas. Curiosidades.
                Alguns colegas olharam atravessado pro Pedro, mas o professor sorriu e começou a palestra:

- Immanuel Kant nasceu e viveu em uma pequeninha cidade do interior da Alemanha chamada Königsberg, e bota interior nisso, tão interior que hoje fica na Rússia. Um lugar muito frio e bonito, bem no estilo colonial, com aquelas casinhas alemãs, bandinhas germânicas, chopp, vodca e pessoas usando aquelas roupinhas da Oktoberfest. Mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores filósofos de todos os tempos, pra mim o maior, um figurão, se já existissem redes sociais em 1724 quando ele nasceu certamente seria um sucesso...  
               






 - Deveria ser um lugar muito bonito lá mesmo, né sor? Mas como ele fez sucesso morando em um lugar assim quando não tinha internet? – Perguntou a Isa com os olhinhos brilhando, afinal ela sonho sem ser celebridade e adora o frio.
                
- Pra te responder isso, Isa, vou ter que contar toda vida do Kant. – indagou faceiro o professor de filosofia. - Filho homem mais velho de uma humilde e evangélica família de nove irmãos ele sempre foi muito inteligente, mas curtia mais uma social com os amigos do que ficar trancado estudando. Tragicamente seu pai morreu antes dele se formar na faculdade e ele teve que começar a sustentar a família, pois sua mãe não tinha saúde pra isso após tantos partos. Ele estava decidido que não iria trabalhar na roça, mas sim que seria professor. Ainda sem o diploma superior o jeito foi dar aulas para as crianças pequenas e por mais de 20 anos ele foi o responsável por alfabetizar quase todas as crianças da cidade. Depois passou a ser professor do Ensino Médio, sempre muito prestativo quase todos adoravam as aulas do Kant. A prova disso que após muita luta e fez o mestrado e doutorando, porém a faculdade da cidade não queria contratar ele, pois achava que Kant já era muito velho (mais ou menos 50 anos de idade) e que só sabia dar aulas para crianças e adolescentes. Kant então fez a proposta de ministrar cursos livres de filosofia de vida no auditório, onde ao invés de salário ele receberia por aluno. Toda cidade ficou sabendo e queria estudar novamente com o mestre Kant, suas aulas lotaram, ele ganhou bastante dinheiro, a faculdade de Königsberg percebeu o erro que cometeu e enfim lhe contratou como filósofo e professor titular...
                 Neste momento meu colega Willyan, sempre muito petulante, interrompeu o professor e perguntou: - Tudo bem ele ser um ótimo professor em um cidade do interior pra fazer sucesso lá, mas isso não explica ele ficar famoso no mundo inteiro, como isso aconteceu?
                O professor ia começar a responder, mas o sinal bateu e a respostas ficou para aproxima aula...  

Perguntas para compreensão:
1)       Onde e quando onde nasceu Immanuel Kant.
2)       Como era a cidade onde ele nasceu e viveu?
3)       Como era a família de Immanuel Kant?
4)       Conte como foi a vida profissional de Kant até se tornar filósofo na Universidade?
5)       Explique proposta que ele fez para se tornar professor universitário.
Exercícios para a reflexão:
6)       Descreva como é a cidade\bairro onde tu moras? (mínimo 5 linhas)
7)       Descreva como é tua família e vida até aqui? (mínimo 5 linhas)

Comentários