C20. Filosofia
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
VEREADOR
CARLOS PESSOA DE BRUM
Rua da
Abolição, s/nº – Restinga Velha/Porto Alegre/RS
NOME:
__________________________________________________________________________________________
DATA: _____/_____/_____
TURMA: _____
PROFESSOR: FÁBIO GAI PEREIRA
COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA
PENSE NISTO!
Fábio Gai Pereira
No
mundo em que vivemos você precisa ser capaz de trabalhar para sobreviver.
Precisamos de dinheiro. Isso é óbvio. Todos nós aqui sabemos disso. Se você não
está pagando os custos que você gera, alguém está conseguindo dinheiro e
pagando esses custos por você. A energia elétrica que garante a luz na sua
casa, aquilo que você come, o que você bebe, a água que sai da torneira, o
ônibus que você pega, as roupas que você compra, o seu celular, as suas despesas
médicas, ... enfim. Tudo isso gera um custo. Se você não paga o que consome,
alguém está pagando por você.
Agora
pense. O que você sabe fazer que poderá interessar a alguma empresa a ponto de
lhe dar um emprego? Ora, alguém vai contratá-lo se você tiver habilidades que
colaborem para a empresa. Que tipo de coisas você sabe fazer a ponto de lhe dar
chances no concorrido mercado de trabalho que o espera fora deste ambiente
escolar que o protege neste momento? Você saber argumentar? Sabe expressar as
suas ideias com clareza? Sabe escrever com uma letra legível? Com aquilo que
você sabe hoje que tipo de emprego você acha que poderá conseguir? Então, não
pare de estudar. Quanto mais você souber, mais oportunidades terá. Os
professores estão aqui. Depende de você.
As
aulas de filosofia podem lhe ajudar a desenvolver a capacidade de construir e
compreender argumentos, ser mais criativo na hora de relacionar ideias e
ajudá-lo a defender melhor as suas convicções. Afinal, se você tem dificuldade
de compreender o que lhe dizem, não consegue criar soluções e não sabe defender
seus pontos de vista, então, as chances de encaixar-se no mercado de trabalho
serão bem menores. As pessoas que não gostam de pensar são mais facilmente
dominadas, enganadas e costuma sobrar para elas aqueles empregos que ninguém
mais quer, aqueles que exigem muito esforço do corpo e dão em troca pouco
dinheiro.
As
aulas de filosofia, contudo, estão longe, muito longe de servirem somente para
que você tenha condições de estar bem para o mercado de trabalho. Queremos que
você tenha consciência crítica. Que
pense que tipo de relação de trabalho é justa e que tipo pode ser caracterizada
como abuso e exploração. As aulas de filosofia estão na escola para que você compreenda
profundamente como o mundo é, mas, principalmente para que você pense que ideias e atitudes são transformadoras e podem tornar o mundo em que vivemos
um lugar mais justo, onde possamos ter a nossa liberdade garantida e chances
reais de alcançar nossos sonhos, sonhos que colaboram para um mundo melhor para
todos.
Quem
sabe você não cria um novo produto, cria uma empresa, enfim. Você pode ser
autor de uma grande inovação. Pode criar um projeto solidário que transforme o
lugar onde você mora, pode escrever um livro genial. Por que não?
Aproveite
a escola. Esteja atento para os ensinamentos dos professores. Com a escola você
terá mais chances na vida. Lembre-se sempre disso.
Vamos
agora desenvolver a nossa capacidade de
interpretação de argumentos. Essa é uma das coisas que a aula de filosofia
pode colaborar para que você consiga ter uma vida cada vez melhor. Sob todos os
aspectos. Com mais oportunidades.
TRABALHO
AVALIATIVO
A)
Em
cada questão há somente UMA ALTERNATIVA correta. Portanto, marque apenas UMA. A alternativa correta é aquela que
interpreta corretamente o texto. Mas não basta apenas marcar a questão
correta. Você deve explicar por que as outras estão erradas. Explicações
confusas, incompletas e ilegíveis anulam a questão, mesmo que você tenha
marcado a questão correta.
QUESTÃO
1
O
número de assaltos em Porto Alegre é preocupante. Algumas pessoas estão querendo
mudar-se para outra cidade, em busca de tranquilidade e segurança. Outras
pessoas, entretanto, querem permanecer em Porto Alegre, mas desejam que esta
situação mude, para que o local onde moram seja um lugar melhor.
Qual das alternativas a seguir
interpreta corretamente o texto?
(a)
As
pessoas querem mudar-se de Porto Alegre.
(b)
Algumas
pessoas estão descontentes com a situação financeira de Porto Alegre.
(c)
Todos
os moradores de Porto Alegre estão preocupados.
(d)
Alguns moradores de Porto Alegre estão assustados com a
criminalidade e pensam em mudar-se.
(e)
A
criminalidade de Porto Alegre é assustadora e desse jeito ninguém desejará
morar nessa cidade.
QUESTÃO
2
Todos
os estudantes possuem direitos e deveres. Da mesma forma ocorre com os
professores. Eles também possuem direitos e deveres. Contudo, infelizmente,
muitos exigem os seus direitos, mas descumprem os seus deveres. Isso parece bem
injusto. Pense bem: o que você acharia de uma pessoa que faz um acordo com você
e descumpre a parte que lhe cabe no acordo, mas exige que você cumpra a sua
parte?
Qual das alternativas a seguir
interpreta corretamente o texto?
(a)
Os
alunos possuem mais direitos do que os professores.
(b)
Os
professores possuem mais direitos do que os alunos.
(c)
Se alguém não cumpre o seu dever, fica estranho que queira exigir o
seu direito.
(d)
Cumprir
alguns deveres não permite descumprir outros deveres.
(e)
Professores
e alunos tem os mesmos direitos e deveres.
QUESTÃO
3
Todas
as pessoas que são a favor do aborto em alguma situação defendem, nesse caso, o
direito da mulher na escolha de seguir com a gestação. Priorizam, portanto, o
direito da gestante em relação ao direito do embrião seguir o seu
desenvolvimento. É um desafio compreender se a gestante tem esse direito. Assim
como é um desafio entender como um embrião possa ter direitos.
Qual das alternativas a seguir
interpreta corretamente o texto?
(a)
Todas
as gestantes tem o direito de interromper a gestação.
(b)
O
embrião tem o direito de seguir nos seus estágios de desenvolvimento.
(c)
Não
há como saber se a mulher tem ou não o direito de abortar.
(d)
O
embrião tem o mesmo direito à vida que a gestante.
(e)
É um problema compreender se a gestante possui o direito de
interromper a gravidez.
QUESTÃO
4 (ENEM 2013)
O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu
em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar
o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para
(a) difundir a origem de marcantes diferenças sociais.
(b) estabelecer uma postura proativa da sociedade.
(c) provocar a reflexão sobre essa realidade.
(d) propor alternativas para solucionar esse problema.
(e) retratar como a questão é enfrentada em vários
países do mundo.
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