C10. Filosofia


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VEREADOR CARLOS PESSOA DE BRUM
Rua da Abolição, s/nº – Restinga Velha/Porto Alegre/RS

NOME: _________________________________________________    DATA: _____/_____/_____
COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA                                 PROFESSOR: FÁBIO GAI PEREIRA 

Trabalho avaliativo
A)  Leia o texto a seguir.
BELO E FEIO
Fábio Gai Pereira

Chegou uma aluna nova no quarto ano. Era a Laura. Como em toda escola, havia o grupo de meninas que a recebeu muito bem, tinha também aquelas alunas que nem sequer a olhavam, e outras ainda, que a cumprimentavam, mas nunca falavam com ela com mais intimidade.
Laura era uma menina um pouco diferente das demais. Era a sua aparência. Ela tinha alguns dentes que ficavam bem para fora da boca, e o seu rostinho era considerado feio pela maioria das pessoas.
– Olha só aquela menina, que guria feia! – dizia Melissa.
– Puxa, feiosa mesmo! – concordou Cibele.
Foi dessa forma que Laura foi recebida, como sempre costumava ser em todos os grupos que a viam pela primeira vez. A menina feia. Assim, Laura, certo dia, não aguentou mais, quando mais um menino, daqueles que sempre a chateavam, disse outra daquelas coisas horríveis para ela. Laura não teve dúvida: jogou seu copo cheio de suco de uva bem no rosto do menino. Como era de esperar, ambos foram parar na direção.
– Não aguento mais, diretora. Todo o dia é a mesma coisa... Não aguento mais! Ela começou a chorar.
A diretora repreendeu o garoto e chamou seus pais. Laura também foi advertida por sua atitude. A história foi longe. Bem longe.
Passaram-se algumas semanas, e esse mesmo menino, Jorge, caiu em um jogo de futebol na aula de educação física. No recreio do dia seguinte, todos os seus amigos estavam brincando, e ele, com a perna toda engessada, ficou lá, sozinho. Em certo momento, suas muletas, que estavam encostadas na parede, caíram e Jorge não conseguia alcançá-las. Foi quando a menina, considerada feia, Laura, alcançou as muletas para ele, fazendo, assim, uma ação muito generosa. Nem sempre as meninas mais bonitas costumavam fazer coisas tão bonitas.

INSTRUÇÕES: esta atividade é individual. Copie as perguntas no caderno e responda no caderno. RELEIA as respostas para garantir que elas fazem sentido e a pontuação está correta.
B)   Responda as perguntas a seguir. JUSTIFIQUE todas as repostas. Não basta escrever somente sim ou não. Cada resposta deve conter no mínimo 3 linhas.

1)    Afinal, Laura era bonita ou feia? Explique sua resposta.
2)   Você já viu alguém sofrendo na escola da mesma forma que Laura sofreu? Conte essa história.
3)   Que lição Jorge pode tirar da atitude de Laura, quando ela o ajudou?
4)   Como uma pessoa precisa ser para que você a considere bonita?
5)   Explique com suas palavras a seguinte frase do texto: “Nem sempre as meninas mais bonitas costumavam fazer coisas tão bonitas.”
6)   Explique com suas palavras a seguinte frase, que não está no texto, embora tenha muito a ver com o texto: “é uma pessoa bonita por dentro e por fora”.

Comentários