C10. Filosofia


         DISCIPLINA: Filosofia                         PROFESSOR:  Dr. Alexandre Teles

ATIVIDADES A DISTÂNCIA DO PERÍODO de 30 de abril a 7 de maio de 2020
Leia com atenção:
         Nessa semana vamos dar continuidade à atividade anterior em que abordamos a existência de coisas que não enxergamos, como é o caso de um vírus, o oxigênio e entidades espirituais, como espíritos ou mesmo Deus.
         É bom salientar que, como muitos de vocês devem ter se dado conta, os vírus ou coisas muito pequenas como o oxigênio são coisas que, embora invisíveis aos nossos olhos, são percebidas através de instrumentos que cientistas usam, como o microscópio. Em geral, poucos de nós refazem os experimentos que os cientistas realizam para perceber essas coisas muito pequenas: nós acabamos acreditando nos cientistas e na descrição de seus experimentos. Isso é muito interessante de comparar com histórias religiosas.
         Por exemplo: Abraão teria visto e conversado com Deus. Falou como muita gente a respeito disso e fundou uma religião. Muitas pessoas acreditaram nele e o seguiram: passaram a acreditar na existência do Deus de Abraão. Podemos pensar, sem maiores problemas, que muitas pessoas simplesmente não acreditaram nele e não o seguiram.
         Agora, vamos voltar a pensar em como isso acontece na ciência. Os cientistas realizam experiementos e constatam a existência de vírus e partículas muito pequenas, invisíveis a olho nu, como costumam chamar. Eles nos descrevem os experimentos e dizem que, se qualquer um de nós os realizar, chegaremos aos mesmos resultados que eles. Diante disso, pergunto:
Obs: Copie o texto acima e as perguntas abaixo, no seu caderno, respondendo-as.
 1 – Você já realizou na escola um experimento científico? Qual? Descreva-o. 

2-  Você sabe como as doenças eram entendidas na época em que o ser humano ainda não conhecia a existência de vírus e bactérias? Pesquise sobre isso na internet e descreva o entendimento antigo sobre as doenças.

                Muito bem, agora eu gostaria de dirigir a tua pesquisa para a lepra. Pesquise sobre ela. Após isso, responda as perguntas abaixo:
3- Qual é o nome que essa doença passou a ter hoje em dia?

4- Essa doença é contagiosa? Se sim, como se dá o contágio? Se não, por que ela não é contagiosa?

5-  Essa doença tem cura? Tem tratamento? Explique e desenvolva suas respostas

6- Como era o tratamento antigo para essa doença?

7-  As pessoas tinham preconceito com quem tinha essa doença? Como é hoje em dia?

                Você ficou curioso em pesquisar sobre a história das doenças e como o conhecimento científico altera a percepção das pessoas sobre elas? Espero que sim, pois esse era o meu objetivo. Para conhecer mais sobre a história das doenças e suas formas de tratamento, assista ao filme do link abaixo. Está no youtube. É um ótimo filme. O título original é “The Physician”, que quer dizer “O médico”, mas em uma tradução brasileira o tradutor se deixou levar pelo falso cognato e traduziu como “O físico”. Esse é o link para ver o filme https://youtu.be/5OEpaQu5iq4      
         Você verá como o aprendiz de médico passa a buscar conhecimento para uma doença que atingia a muita gente em uma época que muitos procedimentos necessários ao desenvolvimento da ciência eram condenados pela religião. Aproveite e, se puder, assista com a sua família!

Comentários