C10, C20, C30. Filosofia


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PESSOA DE BRUM
          NOME: _____________________________________ TURMA: ________
          DISCIPLINA: Filosofia                         PROFESSOR:  Dr. Alexandre Teles

ATIVIDADES A DISTÂNCIA DO PERÍODO de 08 a 15 de maio  de 2020

Leia com atenção:
         Na atividade anterior, recomendei um filme. Esse filme é um romance histórico de ficção que eu insisto em recomendar para quem não assistiu. Segue aqui o link: https://youtu.be/5OEpaQu5iq4  .
         Talvez alguns de vocês estejam se perguntando se essas atividades que tenho proposto a respeito de semelhanças e diferenças entre religião e ciência, ou mesmo sobre o caráter invisível da causa das doenças é propriamente assunto da filosofia. Isto é, essas coisas que estamos estudando são realmente assuntos da Filosofia? Um tipo de pergunta como essa é muito oportuna para que eu possa apresentar mais um pouco do que a filosofia é. A filosofia é um ramo de conhecimento que tem o poder de tomar tudo como seu próprio objeto de estudo. Ou seja: nós podemos fazer filosofia sobre qualquer coisa, mas não podemos fazer de qualquer jeito. E nesse último ponto está o que diferencia a filosofia das demais áreas do conhecimento. Precisamos sempre pensar nas coisas com cuidado e utilizando bons raciocínios.
         Feito esse esclarecimento, eu gostaria de avançar no tema das doenças, epidemias e demais questões associadas, que são os assuntos mais importantes desse momento. Nesse assunto você poderá observar o quanto a filosofia faz uma articulação entre conhecimentos históricos e científicos. Mas é muito importante que essa atividade seja um exercício para você pensar sobre o que acontece no mundo atualmente.
         Vamos nos voltar para um período histórico importante que o Brasil viveu. Chama-se “Revolta da Vacina”. Leia mais sobre esse período no link abaixo:
Na sequência, vou colocar alguns trechos tirados desse artigo e propor algumas atividades.

                No início do século XX, o planejamento urbano da cidade do Rio de Janeiro, herdado do período colonial e do Império, não condizia mais com a condição de capital e centro das atividades econômicas. Além disso, a cidade sofria com sérios problemas de saúde pública. Doenças como a varíola, a peste bubônica e a febre amarela assolavam a população e preocupavam as autoridades. No intuito de modernizar a cidade e controlar tais epidemias, o presidente Rodrigues Alves iniciou uma série de reformas urbanas e sanitárias que mudaram a geografia da cidade e o cotidiano de sua população. As mudanças arquitetônicas da cidade ficaram a cargo do engenheiro Pereira Passos, nomeado prefeito do Distrito Federal. Ruas foram alargadas, cortiços foram destruídos e a população pobre foi removida de suas antigas moradias. Ao médico Oswaldo Cruz, que assumiu a Diretoria Geral de Saúde Pública em 1903, coube a campanha de saneamento da cidade, que visava erradicar a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Com este intuito, em junho de 1904, o governo fez uma proposta de lei que tornava obrigatória a vacinação da população.
                (…) O combate à varíola, por sua vez, dependia da vacinação. (…) Após a aprovação de uma lei que tornava obrigatória a vacina contra a varíola, foi fundada, em 5 de novembro, a Liga Contra a Vacina Obrigatória, em reunião no Centro das Classes Operárias presidida por Lauro Sodré e Vicente de Souza e com a presença de duas mil pessoas. (…) Havia um certo medo em relação à vacina propriamente dita, e a oposição buscou dar à campanha contra a vacinação um tom moralista, explorando a ideia da invasão do lar e de ofensa à honra do chefe de família ausente ao se obrigarem suas filhas e mulher a se desnudarem perante estranhos para a aplicação da vacina.
Agora que você já leu os trechos que eu retirei do artigo do wikipedia, eu gostaria de salientar que essa resistência moralista à vacina contra a varíola se dava pelo fato de que era preciso despir o braço para ser vacinado, ou seja, naquele período se achava imoral uma mulher ter que mostrar seu braço a um agente que iria trazer proteção contra a varíola.

Agora, copie as perguntas no caderno e responda às perguntas abaixo, escrevendo o máximo possível.
1- Quem foi Oswaldo Cruz? (Pesquise um pouco mais a respeito) Qual instituição ganhou seu nome e tem hoje papel importantíssimo no combate ao Corona Vírus no Brasil?

2- Quais doenças atingiam a população no período da revolta da vacina? (pesquise um pouco mais sobre essas doenças) O que essas doenças causam nas pessoas?

3- As condições de moradia do povo potencializava a ocorrência das doenças? Por quê? Isso ocorre hoje na epidemia de Corona Vírus?

4- A população trabalhadora sofria mais ou menos com as doenças? Por quê?

5- O que você acha do movimento contrário à vacinação obrigatória naquele momento histórico? Você acha que hoje as pessoas seriam contra uma vacina para nos proteger contra o vírus?

6- Escreva sobre como você acha que o período da Revolta da Vacina pode nos fazer pensar sobre o momento que vivemos, que é de nos proteger contra o Corona Vírus.

Comentários