Atividades 1 a 5. História. B30.
2°
ciclo – B 30
História
– Professora Sandra Aulas 1, 2, 3, 4
e 5.
Aula 1 – História - Conceitos
Aula 2 – regras sobre os
séculos
Aula 3 – Uma periodização – 5
grandes períodos
Aula 4 – Conhecimento
histórico
Aula 5 – Exercícios
História
Conceitos
A história é a ciência que
estuda o passado para entendermos o presente.
A história estuda o processo
de mudanças ocorridas na sociedade, ela também estuda a permanência do que
mudou no passar dos anos, o que não mudou e o que mudou pouco.
Também procura perceber o modo
como as pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como as
relações entre aqueles tempos e os tempos atuais (brincadeiras, vestimentas,
posturas e outras).
Para escrever a história, os
seres humanos tiveram que se situar aos acontecimentos no tempo.
Por isso ao longo dos tempos
criaram diferentes calendários. Isto é, diferentes modos de contar e dividir o
tempo.
Cada povo escolheu uma data
que era de grande importância para ele.
Os judeus começaram a contar o
tempo a partir da criação do mundo, que para eles se deu no ano de 3760 a.C.
Os cristãos escolheram o
nascimento de Cristo. Ex. O ano de 2020 corresponde a 1441.
Já para os muçulmanos, o tempo
é contado a partir da ida de seu fundador, Maomé, a hoje conhecida Arábia
Saudita em 622 d.C.
O calendário cristão é o mais
usado no Brasil, contando o tempo a partir do nascimento de Cristo.
Dentro do calendário cristão
temos as seguintes siglas:
a.C. – antes de Cristo
d.C. – depois de Cristo
O nosso calendário divide o
tempo em: dia, mês e ano.
Décadas – 10
Séculos – 100
Milénios – 1000
Os séculos são escritos em
números romanos.
Exemplos: Século I (1)
Século X (10)
Século XX (20)
Regras
sobre os séculos
Como podemos saber a que
século corresponde cada ano?
Temos uma regra que é base:
Sempre que o ano terminar em
zero (0), leia-se os dois números que restaram ou seja, se ignora os zeros.
Exemplos: 1800 – 1800 Século
XVIII (18)
1700 – 1700 Século XVII (17)
2000 – 2000 Século XX (20)
Quando o ano NÃO terminar
em zero (0), você soma o numero um (1) a dezena, ou seja, nos primeiros
números.
Exemplos: 1821 – 18+1= 19
Século XIX (19)
1730 – 17+1= 18 Século XVIII (18)
2020 – 20+1= 21 Século XXI (21)
Esta regra serve para qualquer ano.
Na história aconteceu a divisão de períodos para melhor
pudermos compreendê-la. A história foi dividida em:
Pré-história
História antiga
História média
História moderna
História contemporânea
A linha do tempo, ela também marca os acontecimentos
importantes da vida de uma pessoa.
Assim na história usamos a linha do tempo para mostrar os
acontecimentos importantes que aconteceram em cada período da história.
Uma
periodização
5
grandes períodos
Pré-história
Do surgimento do gênero Homo,
há cerca de 2 milhões de anos, até a invenção da escrita, ocorrida por volta de
3500 a.C.
Idade Antiga
De 3500 a.C. até a queda do
império Romano do ocidente, em 476 d.C.
Idade Média
476 até a invenção da cidade
de Constantinopla (atual Istambul) pelos turcos em 1453.
Idade Moderna
De 1453 até o fim da Revolução Francesa, 1789.
Idade Contemporânea
1789 aos dias atuais.
O historiador trabalha semelhante ao detetive. Em busca de
vestígios ou pistas para construir a história.
Os vestígios (escrita, imagens, objetos) produzidos pelas
pessoas na sua passagem pela terra, são chamadas de fontes históricas.
As fontes históricas podem ser escritas, visuais ou orais,
é a cultura material.
As lembranças dos mais velhos são, portanto, uma fonte
histórica.
Conhecimento
Histórico
O termo vem do grego antigo e
significa ¨procura, pesquisa¨. Portanto para os antigos gregos, historiador é
aquele que pesquisa, procura saber.
O historiador no final de seu
trabalho não constrói uma verdade completa ou definitiva, o que ele
constrói é uma versão da história, que pode ser criticada e/ou superada por
novas pesquisas.
Outros profissionais ajudam na
construção:
Geógrafos –
estudam o espaço geográfico
Arqueólogos –
estudam os povos por meio de vestígios materiais deixados por eles; casas,
utensílios, pinturas em vasos e outros.
Exercícios
1.
O que é história?
2.
Para que serve o estudo da história?
3.
Qual a importância do estudo da história?
4.
Como a história foi dividida?
5.
Quais as fontes que o historiador utiliza para
a construção da história?
6.
Através de uma fotografia, sua ou da família,
construa sua história. Observe a data da fotografia com a data de hoje; Compare
roupas, costumes, músicas e outros. Assim você poderá observar as mudanças
ocorridas no passado com o presente (dias de hoje).
7.
Converse com seus familiares que vivem na sua
casa, e veja o que mudou em seu bairro, rua e cidade, isso é história.
8.
Em que século nós estamos?
9.
O que significa a.C. e d.C.?
10. A que
século correspondem os seguintes anos?
1900
1770
1500
2020
1471
1890
Comentários
Postar um comentário