Atividades 1 a 5. História. B30.


2° ciclo – B 30

História – Professora Sandra     Aulas 1, 2, 3, 4 e 5.

Aula 1 – História - Conceitos
Aula 2 – regras sobre os séculos
Aula 3 – Uma periodização – 5 grandes períodos
Aula 4 – Conhecimento histórico
Aula 5 – Exercícios


História
Conceitos

A história é a ciência que estuda o passado para entendermos o presente.
A história estuda o processo de mudanças ocorridas na sociedade, ela também estuda a permanência do que mudou no passar dos anos, o que não mudou e o que mudou pouco.
Também procura perceber o modo como as pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como as relações entre aqueles tempos e os tempos atuais (brincadeiras, vestimentas, posturas e outras).
Para escrever a história, os seres humanos tiveram que se situar aos acontecimentos no tempo.
Por isso ao longo dos tempos criaram diferentes calendários. Isto é, diferentes modos de contar e dividir o tempo.
Cada povo escolheu uma data que era de grande importância para ele.
Os judeus começaram a contar o tempo a partir da criação do mundo, que para eles se deu no ano de 3760 a.C.
Os cristãos escolheram o nascimento de Cristo. Ex. O ano de 2020 corresponde a 1441.
Já para os muçulmanos, o tempo é contado a partir da ida de seu fundador, Maomé, a hoje conhecida Arábia Saudita em 622 d.C.
O calendário cristão é o mais usado no Brasil, contando o tempo a partir do nascimento de Cristo.
Dentro do calendário cristão temos as seguintes siglas:
a.C. – antes de Cristo
d.C. – depois de Cristo
O nosso calendário divide o tempo em: dia, mês e ano.
Décadas – 10
Séculos – 100
Milénios – 1000
Os séculos são escritos em números romanos.
Exemplos: Século I (1)
                  Século X (10)
                  Século XX (20)
 


Regras sobre os séculos

Como podemos saber a que século corresponde cada ano?
Temos uma regra que é base:
Sempre que o ano terminar em zero (0), leia-se os dois números que restaram ou seja, se ignora os zeros.
Exemplos: 1800 – 1800 Século XVIII (18)
                  1700 – 1700 Século XVII (17)
                  2000 – 2000 Século XX (20)
Quando o ano NÃO terminar em zero (0), você soma o numero um (1) a dezena, ou seja, nos primeiros números.
Exemplos: 1821 – 18+1= 19 Século XIX (19)
                  1730 – 17+1= 18 Século XVIII (18)
                  2020 – 20+1= 21 Século XXI (21)  
Esta regra serve para qualquer ano.

Na história aconteceu a divisão de períodos para melhor pudermos compreendê-la. A história foi dividida em:
Pré-história
História antiga  
História média  
História moderna  
História contemporânea
A linha do tempo, ela também marca os acontecimentos importantes da vida de uma pessoa.
Assim na história usamos a linha do tempo para mostrar os acontecimentos importantes que aconteceram em cada período da história.


 

Uma periodização
5 grandes períodos

Pré-história
Do surgimento do gênero Homo, há cerca de 2 milhões de anos, até a invenção da escrita, ocorrida por volta de 3500 a.C.
Idade Antiga
De 3500 a.C. até a queda do império Romano do ocidente, em 476 d.C.
Idade Média
476 até a invenção da cidade de Constantinopla (atual Istambul) pelos turcos em 1453.
Idade Moderna
De 1453 até o fim da Revolução Francesa, 1789.
Idade Contemporânea
1789 aos dias atuais.

O historiador trabalha semelhante ao detetive. Em busca de vestígios ou pistas para construir a história.
Os vestígios (escrita, imagens, objetos) produzidos pelas pessoas na sua passagem pela terra, são chamadas de fontes históricas.
As fontes históricas podem ser escritas, visuais ou orais, é a cultura material.
As lembranças dos mais velhos são, portanto, uma fonte histórica.




 
 

Conhecimento Histórico

O termo vem do grego antigo e significa ¨procura, pesquisa¨. Portanto para os antigos gregos, historiador é aquele que pesquisa, procura saber.
O historiador no final de seu trabalho não constrói uma verdade completa ou definitiva, o que ele constrói é uma versão da história, que pode ser criticada e/ou superada por novas pesquisas.
Outros profissionais ajudam na construção:
Geógrafos – estudam o espaço geográfico
Arqueólogos – estudam os povos por meio de vestígios materiais deixados por eles; casas, utensílios, pinturas em vasos e outros.


 
 

Exercícios

1.    O que é história?
2.    Para que serve o estudo da história?
3.    Qual a importância do estudo da história?
4.    Como a história foi dividida?
5.    Quais as fontes que o historiador utiliza para a construção da história?
6.    Através de uma fotografia, sua ou da família, construa sua história. Observe a data da fotografia com a data de hoje; Compare roupas, costumes, músicas e outros. Assim você poderá observar as mudanças ocorridas no passado com o presente (dias de hoje).
7.    Converse com seus familiares que vivem na sua casa, e veja o que mudou em seu bairro, rua e cidade, isso é história.
8.    Em que século nós estamos?
9.    O que significa a.C. e d.C.?
10. A que século correspondem os seguintes anos?
1900
1770
1500
2020
1471
1890

Comentários