Atividade 5. Língua Portuguesa. B10


1) ORGANIZE AS SILABAS ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A PALAVRA:
A) VA-CHU:
B) LO-CHI-NE:
C) PÉU-CHA:
D) PE-TA-CHU:
E) CHI-MO-LA:
F) QUE-CHE:
G) LHO-CA-CHO:
H) CHÃO-COL:
I) LA-CHO-TE-CO:
J) CHOR-CA-RO:

2) SEPARE AS SILABAS:
A) FANTOCHE:
B) FICHA:
C) CHUVISCO:
D) CACHO:
E) MACHADO:
F) ACHA:
G) MACHUCADO:
H) INCHADA:
I) CHÁCARA:
J) BOLACHA:
K) ACHADO:
L) FECHADO:
M) BORRACHA:

3) JUNTE AS SILABAS ABAIXO E FORME PALAVRAS:
PI        CHA   VE      PA      TO      NHA   CHE   GA      GOU   MA      DA      PO

01 –
02 –
03 –
04 –
05 –
06 –
07 –
08 –
09 –
10 –
11 –
12 –
13 –
14 –

4) LEIA AS PALAVRAS E DESENHE O QUE SE PEDE:
A) CHAPÉU

B) CHAVE

C) CHUVA

D) CHUPETA

E) CHUCHU

F) CHOCOLATE

G) CHINELO

H) FLECHA

I) MOCHILA


ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Os cachinhos
    Claudete está desesperada. Tem os cabelos lisos. Não seria grave se Claudete não fosse uma ovelha! Onde já se viu uma ovelha sem cachinhos?
    – Quero ir ao cabeleireiro! – berra, batendo as patas no chão.
    Mas um cabeleireiro para ovelhas tem escovas e pentes para puxar os cabelos, mas nada para frisá-los…
    – Quero cachos! – berra Claudete bem alto – Bem redondos e bem frisados!
    – Vamos a casa de Agnes – diz sua mamãe – com certeza, tem carretéis de linha.
    E eis a dona da lojinha transformada em cabeleireira! Agnes molha bem os cabelos de Claudete, depois enrola em mechas nos carretéis. Claudete espera um pouco, depois puxa seus rolinhos…
    – Bravo! Está frisada como um carneiro!
    Nos fundos da sua loja, Agnes instalou um salão de beleza… Adora fazer cachinhos!


RESPONDA:

1) Qual é o título do texto?
R.

2) Por que a ovelha Claudete está desesperada?
R.

3) Claudete diz que quer ir ao cabeleireiro. Por que não adiantaria ela ir até lá?
R.

4) O que a mamãe da ovelha propõe que elas façam?
R.

5) Depois que Claudete puxa os rolinhos que Agnes colocou em seu cabelo, qual é o resultado?
R.

6) O que Agnes instalou no fundo de sua loja?
R.

Comentários